Representações cartográficas da paisagem

Impressão 3D do Monumento Natural dos morros da Urca e Pão de Açúcar.
Monumento Natural dos morros da Urca e Pão de Açúcar em MDF por máquina de corte a laser.

 

 

 

 

 

O Estado do Rio de Janeiro possui grande diversidade geomorfológica dentro do seu território que é composto por Unidades de Conservação (UC) que ajudam a valorizar e a proteger o bioma Mata Atlântica. Essas características geomorfológicas são bastante diversificadas ao longo de todo o território fluminense e são representadas em mapas topográficos com diferentes escalas cartográficas.

A geomorfologia fluminense facilitou a preservação da Mata Atlântica dentro do Estado e, consequentemente, tornou possível a conservação de importantes bacias hidrográficas que propiciam a conservação das florestas e suas vertentes. Diante disso, a intenção desse projeto é buscar exemplos da geomorfologia fluminense para realização da construção de maquetes topográficas por diferentes metodologias que vão desde o uso de materiais tradicionais até a prototipagem rápida realizada por impressão 3D e corte à laser.

Os materiais para construção das maquetes são adquiridos a partir de cartas topográficas e mapas de diferentes escalas em conjunto com dados de Sensoriamento Remoto disponíveis gratuitamente. Durante a etapa de construção das maquetes são realizados diversos testes para que sejam verificados os melhores resultados para a disseminação da metodologia e aplicação para o ensino da Cartografia e Geomorfologia com o apoio de parceiros que participam em atividades escolares e dentro de Unidades de Conservação fluminenses. Essas ações são de suma importância para a facilitação da compreensão da paisagem observada pela Cartografia e Geomorfologia por diferentes meios de representação que poderão levar a conscientização ambiental da Mata Atlântica fluminense.

Maquete em realidade aumentada (RA) do maciço do Gericinó-Mendanha gerado através do aplicativo android Mendanha RA que você pode adquirir na seção de Realidade Aumentada.
Maquete histórica da região central da cidade do Rio de Janeiro em 1900

 

 

 

 

 

 

Conheça um pouco mais: Com Realidade Aumentada, planetas e montanhas invadem a sala de aula. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 01 jul. 2020. https://cienciahoje.org.br/artigo/com-realidade-aumentada-planetas-e-montanhas-invadem-a-sala-de-aula/

Outras vertentes que fazem parte desta linha de pesquisa são o mapeamento temático de temáticas socioambientais como foi o caso do Atlas da Evolução da Pandemia da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro e a elaboração de mapas com histórias elaborados por meio de StoryMaps.