UFRRJ INTEGRA-SE À REDE YOUTHMAPPERS: “WE DON’T JUST BUILD MAPS. WE BUILD MAPPERS”
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio do Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA-UFRRJ) e do Instituto de Geociências (IGEO-UFRRJ), integra-se à rede internacional YouthMappers (https://www.youthmappers.org/), projeto que oferece aos professores e estudantes de terceiro grau, a oportunidade de melhorar suas habilidades em mapeamento colaborativo, em uma gama de áreas temáticas, tais como: desastres naturais, recursos hídricos e saneamento, agricultura, direitos humanos, patrimônio cultural, energia, igualdade de gênero, etno mapeamentos etc.
O capítulo “YouthMappers UFRRJ”, nome dado ao grupo localmente no projeto, será coordenado pelas discentes de Geografia e integrantes do LiGA-UFRRJ (http://liga.ufrrj.br/), Maiara Rabello Pereira, bolsista de extensão (BIEXT-UFRRJ), e Jéssica Pinheiro Nunes em cooperação com o Prof. Dr. Gustavo Mota de Sousa, responsável junto à Universidade.
A principal plataforma desse projeto de extensão é o OpenStreetMap (http://osm.org), maior base cartográfica digital utilizada no mundo para projetos em mapeamento colaborativo. O uso da OSM vinculado a outras plataformas livres irá auxiliar na formação e capacitação de alunos (de terceiro grau) para a realização de inúmeras atividades de mapeamento.
Nessa via, busca-se a realização de atividades de extensão que irão possibilitar a identificação de problemas socioambientais através de mapeamentos colaborativos e participativos com o apoio da própria comunidade. Esses mapeamentos visam demonstrar através do espaço vivido individual e comunitário a busca de soluções em espaços como a Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA MX) e a comunidade de Seropédica e o Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro (OMRJ).
Agradecemos às Dras. Patricia Solis, Marcela Zeballos, Régia Estevam, Raquel Dezidério Souto (capítulo YouthMappers UFRJ), por todo o apoio nessa iniciativa.
Para entrar em contato: youthmappers.ufrrj@gmail.com